WordPress é o mais popular CMS (Content Management System) na Internet a nível global. Seja para criar um site ou para manter um blog pessoal, há muitas razões pelas quais ele é a melhor escolha para a criação, administração e publicação de um site.

Vantagens e aspectos positivos do WordPress

O WordPress é um software é conhecido por ser acessível e fácil de usar . Além disso, existem muitos plugins disponíveis e atualizados pela comunidade que se adaptam às nossas necessidades. Nesta mesma linha, o número de tópicos, gratuitos e pagos, que podemos encontrar é relevante.

Portanto, não precisamos ter grande conhecimento de design ou programação para desenvolver uma web no WordPress. Temos o trabalho de uma comunidade composta por milhares de pessoas muito ativas que mantêm esse software vivo. Muitas páginas web ajudam você a modificar seus templates, funcionalidades, plugins etc como o WordPress Workshop ou fóruns como o ForoBeta.

As possibilidades de personalização e personalização são outras das suas forças. Não em vão, o WordPress domina o mercado de comércio eletrônico , uma das transações mais exigentes e econômicas produzidas no ambiente online.

Quer aprender a criar mini sites que vendem todos os dias? Clique aqui e conheça o curso mini site ninjas, que vai te ensinar as melhores tecnicas para criar mini sites para vender produtos de afiliados.

As desvantagens de usar o WordPress

É verdade que, quando dependemos de uma comunidade de desenvolvedores, como sempre acontece no software livre, podemos encontrar falhas de segurança . As infecções por malware são sempre possíveis, mas também é verdade que, mantendo o CMS atualizado para a versão mais recente e usando alguns dos plugins de segurança mais recomendados, podemos ficar mais calmos.

Websites famosos e movimentados feitos com o WordPress

Você sabia que o site do famoso jogador da NBA Kobe Bryant é um WordPress? Ou Usain Bolt. Até mesmo os Rolling Stones confiam no WordPress. O famoso blog de tecnologia TechCrunch também faz isso, e até mesmo a página de azeite da Hojiblanca é feita com este CMS.

4 coisas que você precisa saber sobre o WordPress

Que coisas você precisa saber sobre o WordPress?

Se você estiver interessado em começar a usar o WordPress e estiver sendo atacado pelas dúvidas, continue a ler, explicando abaixo alguns dos pontos mais importantes sobre a plataforma.

WordPress.com vs WordPress.org

Certamente você já ouviu falar que existem dois WordPress e é possível que você tenha feito uma verdadeira bagunça sem esclarecer o que era um e qual era o outro e que diferenças existiam entre eles. Você não precisa se preocupar, pois isso é comum e geralmente acontece com todos nós na primeira vez que ouvimos sobre eles. A diferença, na verdade, é muito simples: uma é gratuita e a outra é paga . WordPress.com é a versão gratuita.

Agora, a versão gratuita ou paga?

Esta é uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre o WordPress, e é que, tendo em conta as suas possibilidades financeiras, você deve tentar obter a versão paga, pois oferece vantagens muito importantes sobre o livre. Como você pode imaginar, o WordPress.com apresenta muitas limitações de uso, especialmente para pessoas que não estão familiarizadas com a programação.

O WordPress.org oferece a possibilidade de instalar temas e plugins muito completos que facilitarão muito a vida. Em adição Worpress.com não permitidos a usar o Google Adsense no nosso blog por isso, se você está pensando em rentabilidade economicamente o nosso blog através de anúncios do Google, teremos de ir para a versão paga com nenhuma escolha.

Isso não deveria nos surpreender, pois é lógico que a plataforma nos cobra por um serviço que vamos usar para obter receita.

E a hospedagem … deveria ser paga?

Esta é uma das perguntas mais comuns sobre hospedagem de usuários que iniciam no WordPress e, neste caso, a resposta é não. A hospedagem não precisa ser paga e você pode optar pelo que mais gosta. Naturalmente , a hospedagem paga oferece muito mais vantagens do que as gratuitas. Isso não significa que os serviços de hospedagem gratuita não sejam competentes, longe disso. O problema está no que queremos fazer com o nosso blog.

Se a ideia que você tem em mente é criar um blog pessoal para se comunicar com o resto do mundo, você pode silenciosamente usar uma hospedagem gratuita porque ela não irá influenciar muito o seu projeto. Se em vez você está pensando em começar um blog como um negócio deve pagar decantarte por uma vez que os algoritmos do Google muito melhor posicionados para pagar alojamento .

O mundo é injusto, mas a boa notícia é que há uma boa hospedagem paga que permite que você hospede seu blog pagando pouquíssimos euros por mês.

Tópicos e plugins

Outra das dúvidas habituais e outra das coisas que você tem que saber sobre o WordPress é o que diz respeito aos tópicos. Existem temas gratuitos e tópicos de pagamento . Lamento dizer que, novamente, a melhor opção é optar por um tópico de pagamento , a menos que você tenha conhecimentos de informática e programação.

Os tópicos de pagamento oferecem muitas vantagens para usuários com pouco conhecimento de informática e, fundamentalmente, permitem a instalação de plugins. Os plugins são fundamentais para muitos problemas básicos, como os relacionados ao SEO.

Existem plugins gratuitos e outros que não são. A boa notícia é que, neste caso, os plugins gratuitos são muito bons e não há necessidade real de comprar plugins.

Agora, se você está se perguntando qual é o melhor tema para o WordPress, você não encontrará uma única resposta. Atualmente, existem centenas de tópicos para a plataforma e há muito bons. O que você deve fazer é dedicar parte do seu tempo para explorar a oferta de tópicos, analisar suas características e escolher o que melhor se adapta ao seu blog.